domingo, 18 de novembro de 2018

A Experiência de Jonas

“ E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
2 E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
3 Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.
5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.
7 Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.
9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.
10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.” (Jonas 2:1-10).

Jonas fora o profeta escolhido por Deus para levar a palavra para os habitantes Nínive – povo perigo, violento e inimigo de Israel, porém ele se recusou a ir e fugiu da presença de Deus.

Ao afastar-se de Deus, Jonas desceu ao litoral, entrou em um barco para a direção oposta e encontrava-se dormindo no porão do navio quando a tempestade começou.

Ele foi jogado para fora do barco, por conseguinte, engolido por um grande peixe, o qual desceu às profundezas do oceano e lá permaneceu por três dias.

O ‘declínio de altitude’ de Jonas representa a nossa vida espiritual quando nos afastamos de Deus e o desobedecemos.

Entenda, Deus não é ruim, entretanto, Ele não pode agir quando nós estamos no erro ou não o obedecemos.

A bíblia relata que tudo o que plantarmos, colheremos. Se você planta desobediência, certamente não colherá bênção.

O Senhor é misericordioso e paciente. Ele não permitiu que Jonas perecesse no mar, pelo contrário, o fez ser engolido por um peixe, as algas que o enrolaram forneceram-lhe oxigênio.

Talvez você possa pensar: “Deus poderia ter livrado Jonas de outra forma”. Sim, poderia, mas será que o aprendizado seria o mesmo?

Nossas experiências com Deus fazem parte do nosso crescimento espiritual. O estômago do peixe foi o fundo do poço para Jonas. Contudo, naquele local ele lembrou-se do Senhor, arrependeu-se, orou a Deus com sinceridade.

Deus lhe ouviu e ordenou ao peixe que o cuspisse na praia. Posteriormente, Jonas foi para Nínive, onde pregou e o povo se converteu.  

 Jonas não só aprendeu que o Senhor é misericordioso e paciente, mas também que Ele não faz acepção de pessoas e ama a todos.

Deus quer que todos conheçam a sua palavra, arrependam-se de seus erros, mudem seu coração  e passem a obecê-Lo (não por obrigação, mas por amor).

Lembre-se que você não pode fugir ou esconder algo de Deus. Volte ao primeiro amor e procure viver em santidade. Se você está no fundo do ‘oceano’ busque a Deus, Este irá lhe restaurar

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Passos para ter intimidade com Deus






 Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca (Apocalipse 3:16)



Este versículo já mexeu com você? Você já sentiu que ainda que estivesse na Igreja, estava frio na fé?



A bíblia nos ensina que devemos voltar ao primeiro amor através do arrependimento e da prática obras (Apocalipse 2:3-4). Quando estamos no primeiro amor oramos com frequência, lemos a bíblia, falamos de Jesus para outros, bem como buscamos ter intimidade com Deus.



 A bíblia nos ensina o passo a passo para sermos íntimos de Deus. Quero compartilhar com vocês o que aprendi através da passagem de Jó 22:21 e seguintes:





21."Sujeite-se a Deus,
fique em paz com ele,
e a prosperidade virá a você.





22 Aceite a instrução
que vem da sua boca
e ponha no coração
as suas palavras.



23 Se você voltar
para o Todo-poderoso,
voltará ao seu lugar.
Se afastar da sua tenda a injustiça,



24 lançar ao pó as suas pepitas, o seu ouro puro de Ofir às rochas dos vales,



25 o Todo-poderoso será o seu ouro,
será para você prata seleta.



26 É certo que você achará prazer
no Todo-poderoso
e erguerá o rosto para Deus.



27 A ele orará, e ele o ouvirá,
e você cumprirá os seus votos.



28 O que você decidir se fará,
e a luz brilhará em seus caminhos.



Aceite a Jesus como Senhor e Salvador, caso você já tenha se entregado para o Senhor diga a Ele que você quer renovar a aliança. Se você errou, acerte-se, peça perdão e também perdoe.



Peça a Deus que lhe encha com o Espírito Santo, isso lhe trará paz. Satanás tentará induzir você a pensar que não é digno de Deus ou de suas promessas, entretanto a palavra diz que aquele que vai ao Senhor não será lançado fora, bem como diz que Ele lança no mar do esquecimento todas as nossas transgressões.  



Para ter intimidade com alguém é preciso conhecê-la primeiro. Você conhece a Deus através da Bíblia e da oração. Dedique-se diariamente a ler um pouco da bíblia e a orar. Caso tenha dificuldade, comece com 15 minutos diários. Da mesma forma que você alimenta seu corpo diariamente, alimente seu espírito com a palavra porque nela você ira encontrar a direção de Deus. Submeta-se a ela, ponha em prática os ensinamentos de Jesus, como o amor ao próximo, a compaixão, a paciência. Ore por quem lhe fez mal, ore por seus colegas de trabalho/escola, professores, clientes, alunos. Ore pelos políticos.



Não faça coisas você sabe que desagradam a Deus. Você não é perfeito e enquanto viver neste mundo não alcançará a perfeição, mas esforce-se para crucificar a carne quando esta estiver em conflito com o espírito.



Seja dependente de Deus, reconheça que Ele é quem lhe capacita, direciona e lhe dá a vitória. Isto não quer dizer que você não deva se empenhar no estudo/ trabalho,  e sim que você reconhece que Ele é a razão do seu sucesso.



Quanto mais você se consagra e busca, mais cheio do Espírito Santo e intimo do criador você fica.



Ainda que as circunstâncias não lhe sejam favoráveis, mantenha os seus olhos voltados para Deus. Satanás fará de tudo para que você não cresça na fé e não tenha intimidade com Deus, pois sabe que não conseguirá te dominar.










domingo, 19 de agosto de 2018

Nova Aliança


O livro de Hebreus relata duas alianças feita por Deus. A primeira realizada entre Ele e o povo de Israel por meio de Moisés, trata-se da aliança da circuncisão. Esta aliança era pautada pela lei dos dez mandamentos.

Nesta época, o perdão dos pecados vinha por meio do derramamento de sangue de animais, entretanto, a prática era periódica, uma vez que a santificação não era eterna.

Por mais abençoados que fossem, os que viveram na época da antiga aliança não eram chamados de filho de Deus, tal privilégio pertence somente àqueles que aceitaram a Jesus como Senhor e salvador.

Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Gálatas 3:26-27”

 Em decorrência da eficácia relativa, o Senhor havia dito que esta aliança seria temporária.

Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,


           Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.


           Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;


        E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Hebreus 8:8-12.


           A nova aliança se deu através de Jesus e foi selada com o seu sangue, o qual foi derramado por nós.

Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,


          Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?


         E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna
.” Hebreus 9:13-15.



Jesus deixou sua glória no céu e veio ao mundo para se sujeitar às mesmas tentações as quais estamos sujeitos a fim de vencer a Satanás, libertando todo aquele que nEle crer da morte e das garras do diabo, dando-nos salvação e autoridade sobre Satanás (Hebreus 2:14-18).

A nova aliança é una e eficaz, uma vez que foi suficiente para pagar o preço por todas as  nossas iniquidades a fim de nos justificar perante o Pai.

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação
.” Hebreus 9:27-28.


A base da antiga aliança era a obediência à lei. Esta foi revogada pela nova, visto que a nossa justificação provém unicamente da fé em Jesus Cristo (Gálatas 2:21; 3:22).



A nova aliança é pautada no amor, o maior de todos os frutos do Espírito.



“Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. (1 João 3:11)

domingo, 5 de agosto de 2018

Nova Criatura



“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5;17).

Tudo o existe é criação de Deus, todos nós somos criaturas de Deus, entretanto, nem todo ser humano é seu filho.

A bíblia ensina, no evangelho de João, que alguém só se torna filho de Deus quando aceita ao Senhor Jesus como Senhor e salvador de sua vida.

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” (João 1:12-13).

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.” (João 3:1-2).

Para se tornar filho de Deus é preciso nascer de novo, não fisicamente, e sim espiritualmente.

Quando você aceita a Cristo você é lavado pelo sangue dEle e automaticamente recebe o Espírito Santo, o qual passa a habitar dentro de você.

Lembre-se que o fato de você recebe-lo não significa que você foi batizado no Espírito. O batismo no Espírito Santo ocorre quando há um enchimento. Por tal razão a busca pelo Espírito é importante.

“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:13)

Quando você aceita a Jesus, você recebe uma medida de Espírito Santo. O batismo acontece quando você completa esta medida e transborda.

É semelhante a um copo de vidro no qual se enche com água.

O Espirito Santo habita dentro de você. Você, espiritualmente falando, não possui mais a mesma natureza. Você deixou o pecado para trás.

“Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. “ (colossenses 3:9-11).

Assim, você agora tem a natureza celestial.

A bíblia relata que Jesus já venceu a Satanás. Relata também que Jesus resistiu a todas as tentações ao ser provado no deserto. Você possui esta mesma natureza vitoriosa para vencer e resistir ao mal porque “ maior é Aquele que está em vós do que aquele que está no mundo (1 João 4:4 - parte final)."

Exercite-a.


segunda-feira, 16 de julho de 2018

Nem toda 'luz' vem de Deus

No mundo há dois tipos de espíritos, o Espírito Santo e o espírito de Satanás. 

Como já mencionado em outras publicações, o Espírito Santo é quem nos aproxima de Deus, quem nos faz conhecê-LO, aceitar a Jesus como nosso Senhor e Salvador, bem como quem nos auxilia a permanecer no caminho e a seguir os passos de Jesus. 

Já o espírito de Satanás vem para executar as obras do maligno, quais sejam, matar, roubar e destruir (João 10:10). 

Acontece que Satanás é astuto e não brinca em serviço. Ele procura a menor brecha para poder entrar em nossas vidas.

Satanás sabe que em sã consciência nós não faremos certas coisas, em razão de sabermos que tal atitude desagrada a Deus. Por isso, muitas das vezes ele deturpa a palavra de Deus, a fim de nos cegar e de nos induzir a errar e desviar do caminho sem que percebamos. 

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (1 João 4:1)."

Nem tudo que se diz de Deus realmente o é. Tome muito cuidado com visões, revelações doutrinas e etc que não possuem respaldo na Bíblia. Satanás é bom em uma coisa, em mentir. Nem todo mundo que diz que obteve uma revelação do Senhor realmente o fez.

 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” (2 Coríntios 11:14).

O Senhor Deus é tão maravilhoso que Ele nos ensina a identificar um espírito enganador.

Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo. (1 João 4:2-3)”

Confie na palavra do Senhor, pois ela é verdadeira. Ela é a verdadeira revelação, é o próprio Senhor Jesus.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1).

Quando vierem pensamentos na sua mente ou quando qualquer pessoa vier te dizer algo “a mando de Deus”, medite na palavra, ou seja, veja se aquilo é compatível com o que a Bíblia diz. Peça ao Espírito Santo que lhe dê sabedoria e entendimento para não cair nas armadilhas, tampouco se deixar levar pelo espírito enganador.

Lembre-se que “lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmos 119:105).

Que o Espírito do Senhor esteja contigo sempre. Amém.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Se a salvação não é por obras, por que elas são importantes?




Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. (Tiago 2:17).

A salvação é através de Jesus. Isso é inquestionável.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:8-10)”

Entretanto, as obras são importantes não só para nossa edificação, mas também servem de testemunho para que outras pessoas vejam através de você o amor de Cristo.

As obras nada mais são do que o exercício da fé. É por ela que colocámos em prática a palavra do Senhor, por meio da autoridade que nos foi dada por Jesus, para obter a provisão para nós ou para os outros. (Tiago 2:21)

A bíblia fala do poder da língua. Um meio de você exercitar a fé é chamar a existência as coisas, crendo que elas já lhe pertencem (este tema já foi objeto de outra publicação), bem como parar de confessar derrota. Se você está com medo de uma situação, ore para Deus e, no meio da oração proclame uma das passagens bíblicas que diz que não devemos ter medo.

Testemunhar a bênção que você recebeu é uma obra, assim como interceder, evangelizar, louvar entre outras.

Jesus nos disse: “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei (João 15:12)”
Amar o próximo é a maior obra. Pelo amor você ajuda o seu irmão.

“Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor” – Jesus (João 15: 9).

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Quem é o Espírito Santo?



E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. (João 14:16-17).”

 Espírito Santo é o substituto do Senhor Jesus na Terra. É por meio da ação do Espírito Santo que entendemos a palavra do Senhor e, inclusive, é Ele quem nos convence a aceitar a Jesus como Senhor e salvador.
“E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo (João 16:8).

Antes da crucificação, o Espírito Santo agia sobre as pessoas, mas agora Ele age dentro de nós, Ele habita o nosso coração (1 Coríntios 3:16).

O Espírito Santo é um ser divino, Ele é a ferramenta pelo qual nosso Espírito entra em comunhão com Deus.  O Espírito Santo possui personalidade própria, tanto que se alegra quando estamos na presença do Senhor e andamos nos Seus caminhos, como também se entristece quando fazemos o contrário.

“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção (Efésios 4:30).

O Espírito Santo é um dom de Deus, você o recebe assim que se entrega para Cristo. Entretanto, há uma diferença entre ter o Espírito Santo e ser batizado nele.

O batismo no Espírito Santo ocorre quando você está tão cheio dele, que transborda.  Este enchimento ocorre com a busca diária que envolve a oração, o conhecimento da palavra do Senhor, e o exercício da fé.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

A verdadeira mensagem da Cruz




Sem sombra de dúvidas você sabe que Jesus morreu na cruz. A crucificação era uma penalidade comum à época, porém era a forma mais humilhante de morrer. Ir para o madeiro era a coisa mais vergonhosa que poderia acontecer com uma pessoa. O embasamento para tal afirmação está em Deuteronômio 21:22/23

“Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro,

O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança.
O Senhor Jesus não precisava passar por tudo que passou, não precisava ter encarado a vergonha e a dor da cruz.  Ele o fez por amor.

A bíblia relata em Gálatas 3:13  que  Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”

Ele suportou tamanho sofrimento para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna e não só isso, para que também tenha uma vida na Terra em abundância (O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância - João 10:10).  

Adão contaminou a Terra quando pecou, o Senhor havia lhe dado autoridade para governá-la, entretanto Adão a arrendou para Satanás por meio do pecado.

Isto causou uma separação entre Deus e nós. Jesus veio para restaurar esta ligação (João 14:6), veio para que nós pudemos herdar a vida eterna ao lado do Criador.
  
É por tal razão que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e não por um homem, por isso Ele nasceu sem pecado.

Jesus veio para resgatar a autoridade que Adão perdeu para Satanás. Na cruz Jesus venceu a Satanás para que, por meio de Seu nome, nós também possamos vencê-lo.

A cruz hoje encontra-se vazia porque Jesus venceu a morte, ressuscitou e está assentado ao lado de Deus no trono (Marcos 16:6).

A nossa cruz não representa derrota, pelo contrário, é sinônimo de vitória e restauração.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” (2 Coríntios 5:17/19).

Jesus não só nos deu a Salvação (que é a coisa mais importante),  como também nos curou de toda as enfermidades e nos deu poder, através do Espírito Santo, para paralisar toda a obra do inimigo.

“Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.” (1 Pedro 2:24)

“Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. (Lucas 10:19)

Entregue-se a ao Senhor Jesus, diga a Ele que você o aceita como Senhor e Salvador de sua vida, arrependa-se de seus pecados. Jesus está te esperando.

sexta-feira, 2 de março de 2018

O Sacrifício de Jesus



Hebreus 9:15 diz que Jesus é o mediador da nova aliança. Seu sacrifício permitiu que recebêssemos a promessa da eterna herança, qual seja, a salvação. Ressalta-se que não se limita a ela, porém é de todas a mais importante.

O mesmo capítulo descreve que sem sangue não há remissão. O sangue do Senhor Jesus já foi derramado para nos purificar de todo pecado.

Quando você aceita Jesus você é lavado pelo seu sangue, tornando-se nova criatura (2 Coríntios 5:7).

A Bíblia relata a existência de duas alianças, a de Moisés e a de Jesus.

A de Moisés consistia na lei das XXII tábuas e em sacrifícios de animais, os quais eram repetidos anualmente, posto que a purificação era passageira.

Contudo, com a vinda de Cristo e sua morte na cruz, o sacrifício tornou-se perfeito, eficaz. Jesus derramou o sangue por você, para que você tivesse amplo acesso à sala do trono em qualquer tempo, local e circunstância.

Naquela cruz houve o cumprimento definitivo da nova aliança, ali Jesus venceu Satanás de uma vez por todas.



terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A Cegueira Espiritual de Bartimeu


Bartimeu estava cego e mendigava. Entretanto, pelo texto verifica-se que ele enxergava antes, bem como que conhecia as escrituras, provavelmente era judeu (“Jesus, filho de Davi” – Marcos 10.47).

Como já disse anteriormente, a bíblia relata que todas as coisas ruins não provêm de Deus, mas sim de Satanás, o qual vem apenas para matar, roubar e destruir.

Em algum momento, Bartimeu foi cegado espiritualmente por Satanás. Lembre-se que este quer nos tirar do foco, quer que esqueçamos das promessas de Jesus para que esfriemos na fé, pois dessa forma a promessa não se cumpre.

No caso de Bartimeu, a cegueira espiritual afetou sua visão física. 

Mas Bartimeu cansou de sofrer. Quando ouviu falar de Jesus, ele creu, retirando a venda espiritual de seus olhos. Ele tomou atitude. Quando soube que Jesus estava passando começou a clamá-lo. O diabo usou a multidão para impedi-lo de buscar a Cristo, entretanto, Batimeu perseverou e Jesus veio ao seu encontro.

Quanto mais Satanás tentava desanimá-lo, mais ele chamava por Jesus.


Conformismo e autopiedade não chamam a atenção de Deus. Não caia na armadilha de Satanás. Persevere na fé como Bartimeu. Saiba que Jesus está a seu favor. Não ligue para a perseguição, mantenha-se firme na palavra que Deus o honrará. 

domingo, 14 de janeiro de 2018

Lembrança de Deus

Isaías 43.26 – "Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te."

Por que Deus nos manda ativar Sua memória?

Afinal de contas, qual a intenção de Deus descrita no versículo acima?

Isto quer dizer que Ele costuma esquecer de nós?

A resposta para a última é um grande e sonoro NÃOOOOO!

Deus é perfeito, Ele não possui lapsos de memórias, diferentemente de nós.  Ele também não vende benção. 

Em juízes 15 vemos que Sansão lutou contra os Filisteus (povo este que odeia os filhos de Deus), saindo vitorioso em razão do Espírito Santo estar sobre si. Por meio do poder de Deus, Sansão arrebentou as cordas com a maior facilidade e, posteriormente, atingiu mil homens com a queixada do animal, derrotando-os.

Após a batalha,   Sansão estava cansado. Pediu socorro a Deus, lembrando-se que Deus o fizera vencer os Filisteus em prol de Israel.

Ao fazer isto, Sansão exercitou a fé. O Senhor só pode agir na nossa vida por meio da fé.  A bíblia nos relata que sem fé é impossível agradar a Deus e que a fé vem pelo ouvir a Sua palavra.

Sansão lembrou a si mesmo das coisas que Deus já fez em sua vida. Aos olhos humanos, a vitória batalha era impossível, da mesma forma que era impossível conseguir água no meio do deserto. Entretanto, Sansão creu e Deus veio ao seu encontro.

Assim como Sansão, temos que renovar a nossa fé. Quando enfrentamos alguma luta, Satanás quer que desistamos da batalha, ele nos induz a pensar que o problema não tem solução. Se dermos ouvidos ao diabo, passaremos a focar no problema e não na palavra do Senhor.

Ao analisar a sua vida, você perceberá que Deus já te livrou de muita coisa, já te presenteou com milagres, dando-lhe vitória em inúmeras situações.

A passagem acima nos revela que quando analisamos o que já enfrentamos e conquistamos através de Deus a nossa fé é fortalecida. 


Para termos fé, é preciso beber de sua fonte, qual seja, a palavra de Deus. Quando conhecemos as promessas do Senhor, aplicamos seus ensinamentos na nossa vida e lembramos das nossas experiências pessoais com Deus, o poder deste se manifesta em nossa vida.