domingo, 19 de agosto de 2018

Nova Aliança


O livro de Hebreus relata duas alianças feita por Deus. A primeira realizada entre Ele e o povo de Israel por meio de Moisés, trata-se da aliança da circuncisão. Esta aliança era pautada pela lei dos dez mandamentos.

Nesta época, o perdão dos pecados vinha por meio do derramamento de sangue de animais, entretanto, a prática era periódica, uma vez que a santificação não era eterna.

Por mais abençoados que fossem, os que viveram na época da antiga aliança não eram chamados de filho de Deus, tal privilégio pertence somente àqueles que aceitaram a Jesus como Senhor e salvador.

Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Gálatas 3:26-27”

 Em decorrência da eficácia relativa, o Senhor havia dito que esta aliança seria temporária.

Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,


           Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.


           Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;


        E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Hebreus 8:8-12.


           A nova aliança se deu através de Jesus e foi selada com o seu sangue, o qual foi derramado por nós.

Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,


          Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?


         E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna
.” Hebreus 9:13-15.



Jesus deixou sua glória no céu e veio ao mundo para se sujeitar às mesmas tentações as quais estamos sujeitos a fim de vencer a Satanás, libertando todo aquele que nEle crer da morte e das garras do diabo, dando-nos salvação e autoridade sobre Satanás (Hebreus 2:14-18).

A nova aliança é una e eficaz, uma vez que foi suficiente para pagar o preço por todas as  nossas iniquidades a fim de nos justificar perante o Pai.

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação
.” Hebreus 9:27-28.


A base da antiga aliança era a obediência à lei. Esta foi revogada pela nova, visto que a nossa justificação provém unicamente da fé em Jesus Cristo (Gálatas 2:21; 3:22).



A nova aliança é pautada no amor, o maior de todos os frutos do Espírito.



“Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. (1 João 3:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário