sábado, 23 de dezembro de 2017

A Importância do Louvor

“Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.” Hebreus 13:15

A bíblia nos revela que o louvor é grande aliado da oração. É uma forma poderosa  de exercitar a fé.

Muitas vezes deixamos de/tardamos em receber bênçãos por falta de louvarmos ao Senhor.

Por favor, não me mal interprete. Não quero desmerecer a oração. Devemos orar, é importante para termos comunhão com Deus. Contudo, a bíblia mostra que há casos em que a resposta da oração se consumou com o louvor.

Em hebreus 11:1 está escrito o significado de fé, que consiste na certeza de coisas que se esperam e a prova daquela que não se veem. Quando você ora e, após, louva em agradecimento, tendo a certeza de que já recebeu sua benção, você está exercitando a fé. Isto porque não se trata de ver para crer, pelo contrário.

A passagem de atos 16.25 relata que Paulo e Silas oravam e cantavam hinos e assim obtiveram a resposta do seu clamor.

O texto de 2 crônicas, versículo 15 e seguintes, narra que o inimigo se levantou contra o povo de Deus. Aos olhos humanos seria impossível vencer.

Entretanto, o povo pediu a Deus por socorro. Jaazul, inspirado pelo Espírito Santo, disse: não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus.

No dia seguinte, o povo crendo na vitória saiu para a batalha, entretanto, o pessoal do louvor foi liderando o batalhão, na frente do exército. Todos louvaram ao Senhor. Enquanto louvavam, o batalhão do inimigo se autodestruía. Dessa forma, Israel recebeu o livramento.

A materialização da resposta não se deu após a oração. Foi necessário que o povo acreditasse na vitória. Em seguida, a consumação da bênção se deu enquanto o povo de Deus o louvava.

Corroborando a explanação, a bíblia nos ensina que Deus habita no meio  dos louvores (Salmos 22.3)

Portanto, não se esqueça que louvor e adoração são fundamentais para um relacionamento pleno com Deus.




  


domingo, 17 de dezembro de 2017

Emoção: Vilã da Fé

                    

A fé aliada à obediência a Deus é chave para alcançarmos as bênçãos que almejamos, sejam elas quais forem.

“Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!”
Deuteronômio 5:29

Ocorre que, sempre que tomamos a atitude de nos firmamos na fé e de andar no caminho do Senhor, Satanás tenta desviar o nosso foco e nos desanimar para que enfraqueçamos e não consigamos comer o melhor desta terra.

O Diabo é astuto, tanto que usa de vários artifícios para desviar-nos da palavra, uma de suas armas é a emoção.

Por favor, entenda, não estou dizendo que se emocionar é pecado. Tampouco que  você  não pode rir, chorar. Não é isso. Sentimentos são inerentes da natureza humana, não há como não senti-los.

Contudo, o que você tem que entender é que a emoção não pode te dominar, pois os sentimentos são enganosos.

 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto (...)” Jeremias 17:9.


O texto de João 11:32 e seguintes nos revela, em síntese, que os judeus estavam chorando junto com Marta e Maria, irmãs de Lázaro, quando Jesus ali chegou. Menciona também que o choro de Maria o comoveu tanto que Ele chorou. 

Contudo, do versículo 38 em diante consta que Jesus agitou-se novamente em Espírito e ordenou que a pedra  fosse retirada do túmulo e, em seguida, clamou: Lázaro, vem para fora. Assim, foi feito.

 Jesus, em sua forma humana, estava sujeito às mesmas emoções que nós. A bíblia narra que primeiro Jesus chorou e que o milagre apenas foi realizado quando Jesus agitou-se em espírito, ou seja, cessou o choro  e voltou-se às promessas do Senhor.

Talvez você esteja pensando: isso quer dizer que Jesus pecou?  A resposta é NÃÃÃÃOOOOOOOOOO.

Simplesmente estou dizendo que enquanto deixarmos a emoção nos dominar não alcançaremos coisa alguma. Lázaro não ressuscitou enquanto Jesus chorava, mas somente quando Jesus exercitou a fé.

Desta mesma forma funciona conosco, enquanto nos voltarmos para os sentimentos, nada acontecerá, todavia, quando agimos de acordo com a palavra, o poder do Senhor se manifesta na nossa vida.

 “Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, pois eles voltarão da terra do inimigo Jeremias 31:16.


sábado, 23 de setembro de 2017

O poder da língua


“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte;
os que gostam de usá-la comerão do seu fruto. “Provérbios 18:21


A nossa língua tem poder. Ela pode gerar bênção ou maldição  (Tiago 3:10). Isso acontece  porque tudo se originou da palavra. Deus criou o mundo e tudo que nele há pela palavra.

“E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
.....
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. Gênisis 1:3 e 9


Talvez você se pergunte: e onde a minha língua entra nisso?

A bíblia menciona que nós somos feitos a imagem e semelhança de Deus, se a palavra de Deus tem poder, a nossa, consequentemente, também tem.  É por isso que devemos tomar cuidado com que falamos e usá-la com sabedoria.

O que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mateus 12: 34


A bíblia, em Hebreus  11:1, diz que fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.  Quando você ora, você deve crer que já recebeu. Como já disse em outra publicação, você deve chamar a existência a sua benção, declarar sua vitória. Assim, você está exercitando a sua fé.

Satanás tentará te convencer de que você não alcançará sua benção, ele tentará te desanimar. Não caia nas armadilhas dele. Nunca diga palavras de maldição/ fracasso, tais como não posso; não tem jeito; não consigo; ele/ela não muda.

Quando as circunstâncias aparentarem que não tem mais jeito, que está tudo acabado, lembre-se que maior é AQUELE que está contigo do que Satanás que está mundo, bem como que para Deus nada é impossível. Não olhe para as circunstâncias, olhe com os olhos da fé. E o mais importante, diante desta circunstância profetize sua vitória. Não só pense, mas diga.

Ex: Declaro que meu pai já está convertido e salvo, porque a palavra do Senhor diz que eu e minha casa serviremos ao Senhor.

Além dos textos acima mencionados, o conselho de tomar cuidado com a língua está em várias outras passagens bíblicas, tais como:
Provérbios 21:23: Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem na minha presença. 
Provérbios 12:19: Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante. 
Salmos 34:13: Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.
Salmos 37:30-31: A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso.

Tiago 1:26: Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!  

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

A culpa não é de Deus

Por que  coisas ruins acontecem?  Essa pergunta que todos nós já fizemos algum dia e, pode ser que você, inclusive, já tenha blasfemado contra Deus, dizendo: “é culpa de Deus”.

Bom, na verdade não é.

“Jesus propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo.
Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu.

O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio.

Os servidores do pai de família vieram e disseram-lhe: - Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o joio?
Disse-lhes ele: - Foi um inimigo que fez isto! Replicaram-lhe: - Queres que vamos e o arranquemos?

- Não, disse ele; arrancando o joio, arriscais a tirar também o trigo.
Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro.


Na parábola do trigo e joio (Mateus 13:24 e seguintes), percebemos que coisas ruins não são feitas por Deus, não é ele quem põe a doença, quem mata ou causa desgraças.

O versículo transcrito abaixo confirma que Deus apenas quer nos dar boas coisas.

“Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão?
E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente?
Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.” Mateus 7:9-11

 O inimigo - que veio para matar, roubar e destruir - é quem tenta desestabilizar a sua fé. É ele quem coloca problemas em sua vida e não  Deus. Ele semeia a semente do mal no seu coração, para impedir que a semente do bem, ou seja, a palavra do Senhor, cresça no seu coração, impedindo-lhe de receber a plenitude do espírito de Deus, de receber as promessas divinas e de usufruí-las. 


Não foi Deus quem fez Jó perder tudo, foi Satanás. A palavra diz que maldição sem causa não se cumpre (provérbios 26:2). O próprio Jó reconheceu que a brecha pela qual satanás entrou foi o medo.
Deus não castiga. O pecado e a falta de fé te afastam de Deus, isto faz com que o poder dele na sua vida fique limitado, consequentemente lhe impede de usufruir do melhor que Deus preparou para você.


Não dê brecha para Satanás, pois ele é astuto e quer nos fazer mal na primeira oportunidade que tiver. Lembre-se que Adão arrendou a Terra para Satanás, por isto a bíblia diz que ele é o 'deus deste século'. Com isso,  a ele foi dado o poder de agir aqui, dele advém toda imundice, desastres, promiscuidades e injustiças.


 O sentido de ‘repousar’ na parábola representa quem esfria na fé ou mesmo sai da presença de Deus.
Portanto, mantenha sempre seu coração distante do pecado, das impurezas, da raiva, rancor, medo; deixe o campo limpo e adubado para que nele apenas cresça o trigo, que representa o Espírito Santo.


Que a graça do Senhor esteja contigo.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Como ser vitorioso (reinando em vida)

Êxodo 17 conta que, em razão de pecado de Israel, ou seja, comprovando que não há maldição sem causa, Amaleque (um povo) se levantou contra o povo de Deus.

Nos capítulos anteriores extrai-se que Israel murmurou, duvidou de Deus. Ocorre que este era o mesmo povo que viu o mar se abrir, que atravessou o mar vermelho. Tratava-se do mesmo povo que Deus supriu as necessidades no deserto, não o deixando sem vestes e sem comida.

Amaleque – que representa satanás – se levantou contra o povo de Deus, por meio da brecha aberta por eles. Mas, Deus, na sua misericórdia, permaneceu ao lado de seu povo.

O Senhor mandou Moisés pegar o cajado e ir ao monte. Durante a luta, quando Moisés levantava o cajado, o povo de Deus vencia a guerra, quando Moisés abaixava o braço com o cajado, o povo perdia para Amaleque.

  Arão e Hur ajudarão Moisés a manter-se com os braços erguidos. Eles representam Deus e o Espírito Santo. Ao final do  dia, Israel consagrou-se vitoriosa.

O cajado era o mesmo que Deus transformou em cobra na frente do Faraó, bem como era o mesmo cajado pelo qual Deus fez as águas do rio Nilo se transformarem em sangue.

O CAJADO REPRESENTAVA DEUS.

Quando nós estamos voltados a Deus, em santidade, ou seja, andando corretamente na presença do Senhor, fazendo a vontade dele, tendo-O como nossa premissa, estamos com o cajado para o alto. Deus está no controle.

Mas quando estamos frios na fé, em pecado, no erro, quando preferimos a carne à palavra de Deus nos estamos com o cajado para baixo, apontando-o para o inferno. Isto porque quando não estamos com Deus, estamos fazendo a vontade do diabo. Satanás quer te ver derrotado porque ele sabe que se você andar direito com Deus, você será mais que vencedor.

Satanás conhece todas as promessas de Deus para nossa vida e ele nos odeia porque também sabe que se praticarmos a palavra nos provaremos do poder de Deus. Satanás não pode prova-lo e isto o enfurece.

Quando temos o Senhor como nosso Deus e Jesus como nosso salvador, nos somos mais que vencedores.

Por meio de Jesus temos autoridade. Quando nos a exercemos, estamos fazendo a mesma coisa que Moisés fez, estamos declarando “O Senhor é a minha bandeira”. Através de Deus temos poder pra vencer o mal.

O Senhor neste mesmo capítulo diz que o povo de Amaleque foi derrotado, mas usando Amaleque como sinônimo de satanás ele nos adverte que haverá “guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração”.

A bíblia se complementa. Jesus nos diz, em João 16:33, que no mundo teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo porque Ele venceu o mundo.

Amaleque pode se levantar contra você por meio de desemprego, doença, fracasso na vida sentimental, em qualquer área, mas se você aceitar a Jesus como Senhor e Salvador, buscar o enchimento do Espírito Santo, obedecer à palavra de Deus, você vencerá pela fé.
Em Romanos 5, versículo 17, está escrito que a morte reinou por causa do pecado de Adão, mas também diz que pelo sacrifício e pela graça de Jesus nós REINAMOS EM VIDA. 

 Em 1 Timóteo, capitulo 4, versículo 3, Paulo nos ensina que a  vontade de Deus para nós é que sejamos parecidos com Cristo, que sejamos imitadores de Cristo, que nos afastemos do pecado e que sejamos cheios do Espírito Santo.

Lucas 4 , versículos 18 e 19, Jesus disse “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.

Jesus tinha autoridade sobre satanás, ele curava pessoas. Tudo isso pela fé. Nós devemos ser tão grandes na fé quanto Jesus foi, devemos sempre buscar crescer na fé.

Pelo nome de Jesus, você tem poder para expulsar demônios, repreender, curar etc. Isto é reinar. Quando você chama a existência sua cura, seu casamento ou sua família restaurada, quando você profere uma das promessas do Senhor você está reinando.

O rei não pede, ele decreta. Decrete você também sua benção pelo poder e autoridade de Jesus, das quais você foi investido quando se tornou filho de Deus. Mas tome cuidado com a soberba. Lembre-se que a luta é contra o espírito e não contra a carne.

A chave da autoridade da fé é o nome de Jesus Cristo.

Exemplos de pessoas que reinaram na fé em cristo:

Atos 3: 6 -Pedro, em nome de Jesus cristo, disse ao coxo, levanta-te e anda. O coxo já havia ouvido sobre Jesus, creu e foi curado.

Atos 3: 16 -  Pedro viu que o homem teve fé para ser curado e por isso, e pela autoridade de Jesus Cristo. O versículo 16 diz “a fé que vem pro meio de Jesus deu a esta saúde perfeita na presença de todos vós.”

Atos 16: 1 e seguintes -  Paulo expulsou o demônio de adivinhação de uma moça. Ela mandou, em nome de Jesus, que o demônio saísse e este o obedeceu.

Em atos 28: 1 e seguintes - Paulo nos dá uma lição de confiança ao permanecer tranquilo quando foi mordido por uma cobra venenosa. Esteve calmo porque confiou na proteção de Deus. 

domingo, 30 de julho de 2017

Não importa o quanto errou, você é digno dEle.

A parábola do filho pródigo me encanta. Sempre que leio aprendo algo novo a respeito do quão grande é o amor e perdão de Deus.

Em resumo, a parábola exemplifica o amor e perdão de Deus, não importa o quanto erramos, Ele está sempre disposto a nos perdoar e a restituir as bênçãos que jogamos fora.
A história está descrita no livro de Lucas, capítulo 15, versículo 11 e seguintes:

“E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.

O caçula após receber sua herança sai da presença de seu pai e cai em pecado (vivendo dissolutamente). Inicialmente, tudo está bem, porém, logo, o dinheiro acaba e ele começa a passar necessidades, os amigos somem, ele está completamente sozinho.

Às vezes, satanás nos cega, nos faz pensar que estamos desperdiçando a vida, que não estamos aproveitando-a da forma correta,  que podemos viver bem longe da presença do Pai e em pecado sem que haja problemas.

No início, satanás até pode não atacar, por tal razão, há a sensação que o Senhor não nos faz falta e que tudo está bem.

Entretanto, não se engane. Satanás está neste mundo para roubar, matar e destruir ( João 10:10).

Uma hora a fatura chega e as consequências dos nossos pecados veem à luz.

E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.


Neste trecho verifica-se que o rapaz tenta por si só resolver sua situação, entretanto ele vai parar no fundo do poço.

Talvez você pode achar que estou exagerando, mas sim, era o fundo do poço. Isto porque o rapaz era judeu, e para os judeus o porco é imundo, cuidar de porcos era humilhante, querer comer a comida do porco era pior ainda.

Esta parte significa que muitos de nós, por termos errado tanto, podemos sentir vergonha de voltar à Igreja ou de buscar o Senhor.

Satanás nos faz pensar que somos indignos do perdão de Deus. Induz-nos a achar que seremos rejeitados na Igreja.

Por tal razão tentamos resolver por nós mesmos os problemas, entretanto acabamos nos afundando mais ainda.

“E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
    Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
   Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
   E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
   E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
   Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;



O rapaz tira a venda dos olhos, percebe como era sua vida antes de deixar a casa de seu pai e percebe como foi idiota de sair de lá.

Porém, acha que pelo tamanho de seu erro perdeu os direitos como filho do Senhor.

Entenda, satanás nos odeia porque somos feitos à imagem e semelhança do Senhor. Ele não quer que conheçamos e sigamos ao Senhor, porque ele sabe que se nos apegarmos a Jesus e seguirmos seus mandamentos, comeremos o melhor dessa terra.

Por isso quando ele percebe que estamos decididos a voltar para Deus, ele induz a acreditar que o Senhor até perdoa, mas que não nos ama da mesma forma, portanto merecemos viver na miséria ou que Deus estará irado conosco e não nos considera mais seus filhos.

Deus nos amava antes mesmo de sermos filhos dEle.

Quando você aceitou Jesus como salvador você se tornou filho de Deus.

O seu erro não diminui o amor que Deus tem por você, ainda que o relacionamento com Ele esfrie (ressalta-se, por sua causa e não por Ele).

João 8:44 dispõe que em satanás não há verdade, pois ele é o pai da mentira.

Satanás se concorresse ao Oscar ganharia todas às vezes, isto porque ninguém mente e ilude melhor do que ele.

O diabo quer que você pense que perdeu tudo e que não há como recuperar, porém a verdade é que Deus quer lhe restaurar, dar-lhe o melhor desta terra, colocar o anel no seu dedo.

Antigamente, as famílias poderosas possuíam anéis de família, aquilo demonstrava o poder que a pessoa tinha por pertencer àquele núcleo familiar.

Isto representa que você voltará a assumir seu posto de filho de Deus e como tal terá direito a todas as promessas bíblicas.

Lembre-se que Deus é o Deus do impossível, para ele não há limites. Não se preocupe como, mas apenas acredite que o Senhor pode lhe restaurar e que nada está perdido.

O Senhor pode restaurar sua saúde, seu casamento, sua família, seu emprego, seja lá o que for.

Não busque a Deus achando que você é indigno de resposta, o Senhor não muda, como Ele mesmo diz, se os humanos que são imperfeitos dão coisas boas aos seus filhos, muito mais ele que é perfeito dará a quem lhe pede.


Se errou, peça perdão a Deus e busque andar nos seus caminhos. Ele estará de braços abertos a sua espera. 

Que a graça esteja convosco.