quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Como viver de acordo com o coração de Deus?


A bíblia nos revela que Davi era segundo o coração de Deus e por isto o Senhor se agradava dele e o escolheu como Rei de Israel.

Acontece que Davi pecou. Além de adulterar, mandou matar Urias – marido de Bate-Seba. Ainda assim era segundo o coração de Deus. Mas, por quê? Pelo simples fato de se arrepender e por sempre voltar os para o Senhor, clamando por misericórdia a fim de que o Senhor não o rejeitasse.

 

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Salmos 51.1-3

 Quando erramos, nossa natureza humana nos impulsiona a afastar do Senhor, a crer que não somos mais dignos dEle. Isto é uma mentira de satanás. É neste momento que mais precisamos nos aproximar de Deus.

“Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.” Salmos 51.7

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.” Salmos 51.10-12.


Davi não só pediu perdão a Deus, mas também clamou pelo renovo, por um novo coração. Ele sabia que um coração puro, voltado a Deus valia mais do que qualquer sacrifício (lembrando que na época do antigo testamento, o sacrifício de animais era para purificação. Hoje vivemos sob a nova aliança por meio do sacrifício de Jesus).

Davi tinha a plena convicção que dependia totalmente de Deus, bem como tinha certeza que o Senhor é o Deus do impossível por isto fazia dEle seu refúgio, escudo e fortaleza (expressões repetidas inúmera vezes no livro de Salmos). Ele foi o autor do Salmo 23 que transmite a segurança de que o Senhor supre cada uma das necessidades e que cuida de nós em qualquer circunstância.

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” Salmo 23.1

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Salmo 23.4 

Davi louvava a Deus constantemente, lembrando-se de Seus feitos.

A pessoa segundo o coração de Deus é aquela que reconhece o seu erro, busca se arrepender e, por conseguinte, clame pelo Seu perdão porque “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1.9

  Importante lembrar que se você pisou na bola com alguém peça-lhe perdão também. 

Apesar de não sermos perfeitos, devemos cuidar para não cair em tentação, bem como para evitar errar, devemos procurar imitar a Cristo, nosso Alvo – “tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo” 1 Coríntios 11.1.

 Procure exercitar os dons do Espírito descritos em gálatas 5. 22.  

                    “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor,                         a perseverança e a mansidão. 1 Timóteo  6:11.”

 

Devemos louvar ao Senhor pois Ele habita no meio dos louvores e onde há luz as trevas de dissipam. 

 Ressalto que o louvor não se limita aos cânticos, mas também quando proferimos palavras em concordância com a Bíblia.

 Reconheça que você é dependente de Jesus, confie nEle em todo tempo, busque intimidade com Ele por meio da oração e da leitura da Bíblia. Se, eventualmente, você estiver se sentido desanimado ou sem vontade, faça como Davi, peça ao Senhor que lhe dê o renovo, bem como a alegria da salvação. Nosso Senhor é justo e sua palavra é verdadeira, confie nEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário