terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Fim de safra

 

 

A vida é feita de ciclos da mesma forma que os campos de cultivo. Para a lavoura de qualquer grão,  a terra é preparada, semeada e após um período dá seu fruto, o qual será posteriormente colhido. Este ciclo é chamado de safra, costuma durar um ano.

Nossa vida possui o mesmo mecanismo. Cada situação vivida hoje (seja bom ou mal, amargo ou doce, farto ou escasso) decorre um plantio anterior e sua colheita não dura eternamente. Este conceito se aplica em todos os aspectos da nossa vida: espiritual, sentimental, financeiro, na saúde etc.

Nossas palavras, atitudes, escolhas definem e direcionam nossa colheita. Quais foram as suas sementes? Sejam elas boas ou ruins, a verdade é que esta colheita chegará ao fim e você deverá preparar a terra e jogar novas sementes.

É durante a colheita – seja do trigo, seja do joio - que iniciamos a preparação para a nova safra.

Sei que não é fácil ou gostoso passar por tempestades, mas para termos uma mudança de vida, devemos analisar em quais áreas estamos bens e quais necessitamos de transformação, buscar na palavra passagens relacionadas a situações semelhantes, procurar fechar as brechas que abrimos, às vezes sem perceber, para satanás. Entregue em oração tudo ao controle de Cristo, peça por direção.

Arrependa-se dos seus erros, aprenda com eles,  mas não se mantenha acorrentado a eles. Em Cristo somos livres. (gálatas 5.1).

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante” Filipenses 3:13-14

 

Livre-se da mágoa, pecado,  medo,  dúvida, consagre ao Senhor todos os seus planos em oração, faça campanhas em sua igreja, propósitos, votos (temos um post sobre isto) em meio à tempestade declare palavras de vitória, provisão, milagres, vida e abundância. Creia contra a esperança, ainda que todas as circunstâncias digam o contrário, é uma verdadeira batalha na mente (este tema é  tratado em uma postagem específica).

O sucesso de sua  próxima colheita inicia na sua mente. A bíblia nos orienta a meditar constantemente na palavra, a pensar o que é bom e agradável a Deus, diz também para buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus e todas as coisas nos serão acrescentadas.

Deus nos fortalece e nos capacita a suportar a colheita do joio bem como a aparente estagnação entre a semeadura e colheita da safra futura. A chave para vencer este processo é a perseverança.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Vença o pecado

 


Você busca andar em retidão, resistir à tentações, mas quando vê já está praticando o mesmo erro novamente? Diz para Deus que se arrepende e que não cairá mais, contudo permanece preso neste círculo vicioso?

Bom, eu estive e gostaria de compartilhar algumas chaves que me direcionaram ao fim deste looping espiritual. Ao final, descrevo 5 passos práticos que utilizei para sair do jugo de escravidão. 

Para vencermos, é necessário que saibamos contra quem lutamos e como o faremos.

Inicialmente, temos que identificar nossos inimigos; já adianto, são dois. O primeiro é Satanás, a Bíblia diz que nossa luta não é contra a carne, mas contra principados e potestades (Efésios 6.12). Isto quer dizer que não lutaremos contra pessoas e sim contra aqueles que influenciam e agem nas pessoas e em nós.

A Bíblia diz que Satanás já foi derrotado por Jesus (João 16:33) e que Jesus nos deu toda autoridade sobre o mal (Lucas 10.15).

O segundo inimigo é o mais poderoso, Você deve domina-lo diariamente. O ser-humano é composto por três vertentes: alma – espírito – corpo (Romanos 12:1-2).  Na nossa alma estão englobados o pensamento, a vontade e emoção. O primeiro é o que controla os dois últimos.

Nós temos que dominar o nosso pensamento. Em Gêneses 4.7, Deus revela que cumpre a nós dominar a vontade, consequentemente, o pensamento. Nesta passagem, Deus conversa com Caim, antes de este último assassinar seu irmão, Abel:

"Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo".

A Bíblia é repleta de passagens que nos orientam a controlar a mente:

“ Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Provérbios 4:23

É importante destacar que várias passagens que usam a palavra “coração” para se referir à mente.

“Assim, eu digo a vocês, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos.” Efésios 4:17

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo.
Romanos 8:5-7

O pecado nasce de uma sugestão no pensamento, se damos corda/ alimentamos esse pensamento ele gera o desejo, este por sua vez, gera o ato pecaminoso:

¹³ Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

¹⁴ Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.

¹⁵ Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.  Tiago 1:13-15

 Devemos controlar nosso pensamento, renovar a mente :

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Se você já aceitou a Jesus como Senhor e salvador, você é nascido de novo e possui a natureza e autoridade de Cristo.

Em Gálatas 5.1, Paulo nos ensina que foi para a liberdade que Cristo nos libertou, então devemos permanecer firmes e não nos submeter  novamente a um jugo de escravidão

Davi escreveu no Salmo 145.14 que o Senhor ampara todos os caem e levanta todos os prostrados. 

O evangelho de Tiago 4.7 estabelece que se submetermos a  Deus e resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós.

-O primeiro passo é nos reconectar com Deus, buscar conhecer sua palavra, suas promessas e advertências.  No começo é um sacrifício, não temos vontade de louvar, orar ou de ler a bíblia, mas devemos perseverar, vencer o desânimo e a frieza espiritual. É um processo, somos como um copo vazio que se enche de água a medida que buscamos. O diabo não quer que você se aproxime de Deus, por isto colocará diversos empecilhos. Devemos permanecer com os olhos e a mente fixos em Jesus, Ele nos garante a vitória.    Crie uma rotina diária de louvor, oração e leitura da bíblia, frequente os cultos com maior regularidade, principalmente cultos direcionados á libertação e  ao Enchimento com o Espírito Santo.

Pedro nos exorta a sermos sóbrios e vigilantes, resistindo na fé. (1Pedro 5.7). Exercemos a sobriedade pela fé e para isto devemos pensar de acordo com a palavra de Deus, por exemplo, a palavra diz que tudo posso naquele que fortalece (filipense 4.13); a vigilância é exercida através a oração e atitudes direcionadas à Santidade.

Paulo ensina ainda que Deus não nos deixa ser tentados por algo maior do que a nossa capacidade de resistência bem como que Ele nos providencia o escape.

 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

O Espírito Santo é o nosso consolador, a autoridade e o poder de Cristo são nossos escapes.

Toda vez que sentirmos o desejo de pecar, devemos repreender a vontade e declarar a palavra do Senhor referente à situação vivida bem devemos clamar a Deus, em nome de Jesus, pela força para resistir. Ele é fiel e responde o pedido realizado de acordo com a Sua vontade (1João14.15).

Jesus em tudo foi tentado no deserto, Ele resistia ao diabo por meio da palavra.

-O segundo passo é ter em mente que o pecado nos trás consequências prejudiciais. A bíblia nos ensina que o pecado faz separação entre nós e Deus e, consequentemente, aproxima-nos do diabo e este só quer matar, roubar e destruir. 

-O terceiro passo usar a autoridade no nome de Jesus para repreender a vontade de pecar, a sugestão da mente, a contenda, a situação favorável ao pecado.  Hebreus 10.19 estabelece que devemos nos posicionar com intrepidez/confiança.

-O quarto passo é fugir da aparência do mal ( 1 Tessalonicenses 5:22), para isto evite situações/lugares/sites que possam desencadear o desejo de pecar. José do Egito fugiu da mulher de Potifar.

 Sugestão : Uma das atitudes práticas que adotei para vencer a frieza espiritual foi fazer um jejum virtual  de redes sociais e séries, pelo período  de  um mês, dediquei este tempo a louvores, pregações, filmes cristãos, me ajudou bastante a voltar ao primeiro amor.

O quinto passo é pedir ajuda espiritual e profissional, se o caso. Converse com o seu pastor ou com um irmão que verdadeiramente esteja na fé. Ele o ajudará em oração e, inclusive, poderá direcioná-lo de forma mais específica de  como agir na situação vivida. Se for o caso também busque ajuda de profissionais, eu, por exemplo, durante um período,  escolhi me submeter a consultas com o psicólogo, escolhi um cristão, ele me ajudou inclusive com base e exemplos bíblicos. Não tenha vergonha, não há demérito algum.