domingo, 8 de setembro de 2019

Rótulos



É da natureza humana prejulgar o outro. O prejulgamento da sociedade cria o rótulo, este nada mais do que uma característica individual positiva ou negativa utilizada para diferenciar determinada pessoa.
O rótulo pode advir de situação marcante, seja ela única ou habitual.  
Gostaria de falar Tomé, o apóstolo de Jesus, cujo rótulo de incrédulo é passado de geração a geração e perdura até os dias de hoje.
Tomé ganhou tal rótulo por crer que havia ressuscitado somente após vê-lo e tocá-lo. Extraímos da leitura de Lucas 24, Marcos 16 e Mateus 28 que após Jesus ressuscitar, Ele apareceu para Maria (mãe de Tiago) e Maria Madalena, pediu-lhes que comunicasse sobre sua ressureição. A passagem de Lucas dá mais detalhes sobre como as coisas se sucederam. As mulheres foram no local onde os onze discípulos estavam juntamente com outros crentes, contou-lhes sobre a ressureição, mas estes não acreditaram.  No mesmo dia, dois discípulos (que não eram do grupo dos doze) caminhavam para Emaús e Jesus se aproximou deles, contudo não o reconheceram de imediato, entretanto após fazê-lo votaram para Jerusalém e contaram aos onze discípulos e aos demais crentes que ali estavam. As outras passagens esclarecem que mesmo assim não acreditaram. Neste momento Jesus apareceu no local onde estavam reunidos e ainda houve quem duvidasse.
Note-se que a bíblia nos mostra em João 20:19 que os onze discípulos e os demais crentes ficaram trancados em uma casa, provavelmente por medo de serem perseguidos e mortos. Contudo, havia um que não se escondeu.
Todos os discípulos não acreditaram que Jesus havia ressuscitado, porém apenas Tomé ficou com a fama de incrédulo.
Observe que a bíblia é enfática ao mencionar que os onze apóstolos estavam reunidos.
Quem era o décimo segundo discípulo?  Era Tomé. Onde ele estava? Bom, isto não sei, mas ele não estava trancado na casa. O próprio João diz isto no capítulo 20:24.
Pelas passagens de João 11:16 e 14:5 verifica-se que Tomé era corajoso, teve coragem para perguntar o que não havia entendido, teve coragem para dizer a Jesus que morreria com ele se fosse preciso e coragem para não se esconder após a morte do Mestre. Entretanto, apesar de mostrar esta nobre característica por diversas vezes, é reconhecido pela sua incredulidade.
O ser humano pode destacar o que há de pior em você, entretanto lembre-se que o Senhor Jesus conhece seu coração. Se desprenda dos rótulos impostos pelas pessoas e se prenda àqueles estabelecidos por Jesus, Ele diz que somos luz do mundo, sal da terra, também nos diz que somos abençoados, apegue-se ao que Jesus diz sobre você.