domingo, 28 de julho de 2019

Use o chifre




A mensagem de hoje está relacionada com a passagem bíblica de Josué 6:

“1Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava. 
2Então, disse o Senhor a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes. 
3Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. 
4Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca; no sétimo dia, rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.
 5E será que, tocando-se longamente a trombeta de chifre de carneiro, ouvindo vós o sonido dela, todo o povo gritará com grande grita; o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si.
 6Então, Josué, filho de Num, chamou os sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da Aliança; e sete sacerdotes levem sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca do Senhor
7E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e quem estiver armado passe adiante da arca do Senhor.
8Assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, com as sete trombetas de chifre de carneiro diante do Senhor, passaram e tocaram as trombetas; e a arca da Aliança do Senhor os seguia.
 9Os homens armados iam adiante dos sacerdotes que tocavam as trombetas; a retaguarda seguia após a arca, e as trombetas soavam continuamente. 
 10Porém ao povo ordenara Josué, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: gritai! Então, gritareis.
 11Assim, a arca do Senhor rodeou a cidade, contornando-a uma vez. Entraram no arraial e ali pernoitaram.
12Levantando-se Josué de madrugada, os sacerdotes levaram, de novo, a arca do Senhor.
 13Os sete sacerdotes que levavam as sete trombetas de chifre de carneiro diante da arca do Senhor iam tocando continuamente; os homens armados iam adiante deles, e a retaguarda seguia após a arca do Senhor, enquanto as trombetas soavam continuamente.
 14No segundo dia, rodearam, outra vez, a cidade e tornaram para o arraial; e assim fizeram por seis dias.
15No sétimo dia, madrugaram ao subir da alva e, da mesma sorte, rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam a cidade sete vezes. 
16E sucedeu que, na sétima vez, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade! 
...
 20Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram. “


Após a morte de Moisés, Josué foi o escolhido pelo Senhor para conduzir o povo à terra prometida.  A terra prometida consistia em um conjunto de cidades. A primeira cidade a ser conquistada era Jericó. Esta era a maior e mais resistente das cidades. Aos olhos humanos seria extremamente difícil, talvez impossível, conquista-la. Acontece que Deus era com eles. Hoje em dia, Jericó pode ser representado por uma cura, a restauração do casamento, enfim, algo que parecer ser impossível de conquistar.
Os sacerdotes mencionados no versículo 4 eram homens que intermediavam a relação entre Deus e as pessoas. O número sete representa a totalidade, a perfeição. Quando Jesus diz a Pedro que devemos perdoar 70 x7, Ele na verdade quis dizer que devemos perdoar sempre.  Hoje em dia, os sacerdotes são todos aqueles que aceitaram a Jesus como Senhor e salvador.
O carneiro representa o sacrifício. Abraão após provar sua fé ao Senhor sacrificou com Isaque um carneiro preparado por Deus. Aquilo era uma representação de Jesus,  que tomou o meu, o seu lugar. O cifre representa a autoridade dada a nós por Jesus.
“Jesus deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar as doenças” (Lucas 9:1).
“E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu Nome expulsarão demônios; em línguas novas falarão. (Marcos 16:17).
O tocar a trombeta de chifre significa usar a autoridade do nome de Jesus que nos foi dada. A palavra diz em que o reino é tomado por força (Mateus 11:12), ou seja, não basta sermos revestidos de autoridade, nós devemos usá-la, pô-la em prática. Isto não significa que você deve usar de força física e sair batendo em todo mundo, pois nossa luta não é contra a carne e sim contra Satanás e seus demônios, no texto representados pelos rei e seus valentes. Satanás já foi derrotado por Jesus na cruz, basta que tomemos posse da nossa vitória através da palavra.  Tocar a trombeta longamente quer dizer que devemos usar da autoridade pelo tempo necessário até que as muralhas venham a baixo. Devemos permanecer firmes nas promessas.