domingo, 17 de março de 2019

Não aja como Esaú




‘Ao chegar a época de dar à luz, confirmou-se que havia gêmeos em seu ventre.
O primeiro a sair era ruivo, e todo o seu corpo era como um manto de pêlos; por isso lhe deram o nome de Esaú.
Depois saiu seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; pelo que lhe deram o nome de Jacó. Tinha Isaque sessenta anos de idade quando Rebeca os deu à luz.
Os meninos cresceram. Esaú tornou-se caçador habilidoso e vivia percorrendo os campos, ao passo que Jacó cuidava do rebanho e vivia nas tendas.
Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó.
Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo,
e pediu-lhe: "Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto! " Por isso também foi chamado Edom.
Respondeu-lhe Jacó: "Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho".
Disse Esaú: "Estou quase morrendo. De que me vale esse direito? "
Jacó, porém, insistiu: "Jure primeiro". Então ele fez um juramento, vendendo o seu direito de filho mais velho a Jacó.
Então Jacó serviu a Esaú pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi. Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho.’  Gênesis 25:24-34

Em Romanos, capítulo 9, Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, ensina que o Senhor havia feito uma promessa à Rebeca de que “o maior serviria ao menor”, ou seja, de que seu filho mais velho serviria ao mais novo.

Naquela época, apenas o filho mais velho herdava todos os direitos de seu pai.
A primogenitura pertencia à Esaú, assim como todas as promessas descritas na bíblia (salvação, cura, libertação, conversão da família, prosperidade) pertencem a todos que aceitaram a Jesus como seu Senhor e Salvador.

Esaú, havia saído para caçar, contudo voltou sem obter êxito. Estava faminto e esgotado. Seu irmão havia preparado um guisado de lentilhas e o ofereceu a Esaú em troca da primogenitura.
Esaú, sem pensar duas vezes, trocou seus direitos por um simples prato de comida que, frisa-se, nem era das melhores.

Esaú representa os filhos de Deus, a primogenitura simboliza todas as promessas do Senhor, o guisado de lentilha corresponde a qualquer ato que nos afasta de Deus e que momentaneamente pode nos trazer uma falsa e momentânea sensação de alívio/alegria, entretanto nos causa um prejuízo enorme, já que nos impede de usufruir plenamente das bênçãos do Senhor.

Esaú pendeu para a carne e não para o espírito. A bíblia descreve que “quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.” Romanos 8:8.

Jacó se aproveitou da situação de vulnerabilidade de seu irmão, contudo competia a Esaú resistir à oferta da mesma forma que compete a nós resistirmos às tentações e armadilhas de Satanás.

Lutas, dificuldades e problemas vêm para todos, Jesus não nos prometeu uma vida sem elas, pelo contrário, Ele disse que teríamos aflições, porém Ele também nos prometeu vitória sobre todas as adversidades.