domingo, 18 de novembro de 2018

A Experiência de Jonas

“ E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
2 E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
3 Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.
5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.
7 Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.
9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.
10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.” (Jonas 2:1-10).

Jonas fora o profeta escolhido por Deus para levar a palavra para os habitantes Nínive – povo perigo, violento e inimigo de Israel, porém ele se recusou a ir e fugiu da presença de Deus.

Ao afastar-se de Deus, Jonas desceu ao litoral, entrou em um barco para a direção oposta e encontrava-se dormindo no porão do navio quando a tempestade começou.

Ele foi jogado para fora do barco, por conseguinte, engolido por um grande peixe, o qual desceu às profundezas do oceano e lá permaneceu por três dias.

O ‘declínio de altitude’ de Jonas representa a nossa vida espiritual quando nos afastamos de Deus e o desobedecemos.

Entenda, Deus não é ruim, entretanto, Ele não pode agir quando nós estamos no erro ou não o obedecemos.

A bíblia relata que tudo o que plantarmos, colheremos. Se você planta desobediência, certamente não colherá bênção.

O Senhor é misericordioso e paciente. Ele não permitiu que Jonas perecesse no mar, pelo contrário, o fez ser engolido por um peixe, as algas que o enrolaram forneceram-lhe oxigênio.

Talvez você possa pensar: “Deus poderia ter livrado Jonas de outra forma”. Sim, poderia, mas será que o aprendizado seria o mesmo?

Nossas experiências com Deus fazem parte do nosso crescimento espiritual. O estômago do peixe foi o fundo do poço para Jonas. Contudo, naquele local ele lembrou-se do Senhor, arrependeu-se, orou a Deus com sinceridade.

Deus lhe ouviu e ordenou ao peixe que o cuspisse na praia. Posteriormente, Jonas foi para Nínive, onde pregou e o povo se converteu.  

 Jonas não só aprendeu que o Senhor é misericordioso e paciente, mas também que Ele não faz acepção de pessoas e ama a todos.

Deus quer que todos conheçam a sua palavra, arrependam-se de seus erros, mudem seu coração  e passem a obecê-Lo (não por obrigação, mas por amor).

Lembre-se que você não pode fugir ou esconder algo de Deus. Volte ao primeiro amor e procure viver em santidade. Se você está no fundo do ‘oceano’ busque a Deus, Este irá lhe restaurar