terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A Cegueira Espiritual de Bartimeu


Bartimeu estava cego e mendigava. Entretanto, pelo texto verifica-se que ele enxergava antes, bem como que conhecia as escrituras, provavelmente era judeu (“Jesus, filho de Davi” – Marcos 10.47).

Como já disse anteriormente, a bíblia relata que todas as coisas ruins não provêm de Deus, mas sim de Satanás, o qual vem apenas para matar, roubar e destruir.

Em algum momento, Bartimeu foi cegado espiritualmente por Satanás. Lembre-se que este quer nos tirar do foco, quer que esqueçamos das promessas de Jesus para que esfriemos na fé, pois dessa forma a promessa não se cumpre.

No caso de Bartimeu, a cegueira espiritual afetou sua visão física. 

Mas Bartimeu cansou de sofrer. Quando ouviu falar de Jesus, ele creu, retirando a venda espiritual de seus olhos. Ele tomou atitude. Quando soube que Jesus estava passando começou a clamá-lo. O diabo usou a multidão para impedi-lo de buscar a Cristo, entretanto, Batimeu perseverou e Jesus veio ao seu encontro.

Quanto mais Satanás tentava desanimá-lo, mais ele chamava por Jesus.


Conformismo e autopiedade não chamam a atenção de Deus. Não caia na armadilha de Satanás. Persevere na fé como Bartimeu. Saiba que Jesus está a seu favor. Não ligue para a perseguição, mantenha-se firme na palavra que Deus o honrará. 

domingo, 14 de janeiro de 2018

Lembrança de Deus

Isaías 43.26 – "Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te."

Por que Deus nos manda ativar Sua memória?

Afinal de contas, qual a intenção de Deus descrita no versículo acima?

Isto quer dizer que Ele costuma esquecer de nós?

A resposta para a última é um grande e sonoro NÃOOOOO!

Deus é perfeito, Ele não possui lapsos de memórias, diferentemente de nós.  Ele também não vende benção. 

Em juízes 15 vemos que Sansão lutou contra os Filisteus (povo este que odeia os filhos de Deus), saindo vitorioso em razão do Espírito Santo estar sobre si. Por meio do poder de Deus, Sansão arrebentou as cordas com a maior facilidade e, posteriormente, atingiu mil homens com a queixada do animal, derrotando-os.

Após a batalha,   Sansão estava cansado. Pediu socorro a Deus, lembrando-se que Deus o fizera vencer os Filisteus em prol de Israel.

Ao fazer isto, Sansão exercitou a fé. O Senhor só pode agir na nossa vida por meio da fé.  A bíblia nos relata que sem fé é impossível agradar a Deus e que a fé vem pelo ouvir a Sua palavra.

Sansão lembrou a si mesmo das coisas que Deus já fez em sua vida. Aos olhos humanos, a vitória batalha era impossível, da mesma forma que era impossível conseguir água no meio do deserto. Entretanto, Sansão creu e Deus veio ao seu encontro.

Assim como Sansão, temos que renovar a nossa fé. Quando enfrentamos alguma luta, Satanás quer que desistamos da batalha, ele nos induz a pensar que o problema não tem solução. Se dermos ouvidos ao diabo, passaremos a focar no problema e não na palavra do Senhor.

Ao analisar a sua vida, você perceberá que Deus já te livrou de muita coisa, já te presenteou com milagres, dando-lhe vitória em inúmeras situações.

A passagem acima nos revela que quando analisamos o que já enfrentamos e conquistamos através de Deus a nossa fé é fortalecida. 


Para termos fé, é preciso beber de sua fonte, qual seja, a palavra de Deus. Quando conhecemos as promessas do Senhor, aplicamos seus ensinamentos na nossa vida e lembramos das nossas experiências pessoais com Deus, o poder deste se manifesta em nossa vida.