quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Como ser vitorioso (reinando em vida)

Êxodo 17 conta que, em razão de pecado de Israel, ou seja, comprovando que não há maldição sem causa, Amaleque (um povo) se levantou contra o povo de Deus.

Nos capítulos anteriores extrai-se que Israel murmurou, duvidou de Deus. Ocorre que este era o mesmo povo que viu o mar se abrir, que atravessou o mar vermelho. Tratava-se do mesmo povo que Deus supriu as necessidades no deserto, não o deixando sem vestes e sem comida.

Amaleque – que representa satanás – se levantou contra o povo de Deus, por meio da brecha aberta por eles. Mas, Deus, na sua misericórdia, permaneceu ao lado de seu povo.

O Senhor mandou Moisés pegar o cajado e ir ao monte. Durante a luta, quando Moisés levantava o cajado, o povo de Deus vencia a guerra, quando Moisés abaixava o braço com o cajado, o povo perdia para Amaleque.

  Arão e Hur ajudarão Moisés a manter-se com os braços erguidos. Eles representam Deus e o Espírito Santo. Ao final do  dia, Israel consagrou-se vitoriosa.

O cajado era o mesmo que Deus transformou em cobra na frente do Faraó, bem como era o mesmo cajado pelo qual Deus fez as águas do rio Nilo se transformarem em sangue.

O CAJADO REPRESENTAVA DEUS.

Quando nós estamos voltados a Deus, em santidade, ou seja, andando corretamente na presença do Senhor, fazendo a vontade dele, tendo-O como nossa premissa, estamos com o cajado para o alto. Deus está no controle.

Mas quando estamos frios na fé, em pecado, no erro, quando preferimos a carne à palavra de Deus nos estamos com o cajado para baixo, apontando-o para o inferno. Isto porque quando não estamos com Deus, estamos fazendo a vontade do diabo. Satanás quer te ver derrotado porque ele sabe que se você andar direito com Deus, você será mais que vencedor.

Satanás conhece todas as promessas de Deus para nossa vida e ele nos odeia porque também sabe que se praticarmos a palavra nos provaremos do poder de Deus. Satanás não pode prova-lo e isto o enfurece.

Quando temos o Senhor como nosso Deus e Jesus como nosso salvador, nos somos mais que vencedores.

Por meio de Jesus temos autoridade. Quando nos a exercemos, estamos fazendo a mesma coisa que Moisés fez, estamos declarando “O Senhor é a minha bandeira”. Através de Deus temos poder pra vencer o mal.

O Senhor neste mesmo capítulo diz que o povo de Amaleque foi derrotado, mas usando Amaleque como sinônimo de satanás ele nos adverte que haverá “guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração”.

A bíblia se complementa. Jesus nos diz, em João 16:33, que no mundo teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo porque Ele venceu o mundo.

Amaleque pode se levantar contra você por meio de desemprego, doença, fracasso na vida sentimental, em qualquer área, mas se você aceitar a Jesus como Senhor e Salvador, buscar o enchimento do Espírito Santo, obedecer à palavra de Deus, você vencerá pela fé.
Em Romanos 5, versículo 17, está escrito que a morte reinou por causa do pecado de Adão, mas também diz que pelo sacrifício e pela graça de Jesus nós REINAMOS EM VIDA. 

 Em 1 Timóteo, capitulo 4, versículo 3, Paulo nos ensina que a  vontade de Deus para nós é que sejamos parecidos com Cristo, que sejamos imitadores de Cristo, que nos afastemos do pecado e que sejamos cheios do Espírito Santo.

Lucas 4 , versículos 18 e 19, Jesus disse “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.

Jesus tinha autoridade sobre satanás, ele curava pessoas. Tudo isso pela fé. Nós devemos ser tão grandes na fé quanto Jesus foi, devemos sempre buscar crescer na fé.

Pelo nome de Jesus, você tem poder para expulsar demônios, repreender, curar etc. Isto é reinar. Quando você chama a existência sua cura, seu casamento ou sua família restaurada, quando você profere uma das promessas do Senhor você está reinando.

O rei não pede, ele decreta. Decrete você também sua benção pelo poder e autoridade de Jesus, das quais você foi investido quando se tornou filho de Deus. Mas tome cuidado com a soberba. Lembre-se que a luta é contra o espírito e não contra a carne.

A chave da autoridade da fé é o nome de Jesus Cristo.

Exemplos de pessoas que reinaram na fé em cristo:

Atos 3: 6 -Pedro, em nome de Jesus cristo, disse ao coxo, levanta-te e anda. O coxo já havia ouvido sobre Jesus, creu e foi curado.

Atos 3: 16 -  Pedro viu que o homem teve fé para ser curado e por isso, e pela autoridade de Jesus Cristo. O versículo 16 diz “a fé que vem pro meio de Jesus deu a esta saúde perfeita na presença de todos vós.”

Atos 16: 1 e seguintes -  Paulo expulsou o demônio de adivinhação de uma moça. Ela mandou, em nome de Jesus, que o demônio saísse e este o obedeceu.

Em atos 28: 1 e seguintes - Paulo nos dá uma lição de confiança ao permanecer tranquilo quando foi mordido por uma cobra venenosa. Esteve calmo porque confiou na proteção de Deus.